A partir das 00h00 deste domingo entraram em vigor as regras e restrições previstas no decreto do Governo do estado de emergência e que têm como objetivo travar a propagação do novo coronavírus.
LEIA TAMBÉM:
Estes números deverão continuar a aumentar e a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que o pico da pandemia no país "deve situar-se à volta do dia 14 de abril".
Como tem sido referido diversas vezes, a preocupação com a população mais idosa é uma das prioridades das autoridades. Mas a situação dos sem-abrigo neste período também gera particular preocupação. Este sábado, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto o apoio que está a ser dado aos sem-abrigo em Lisboa e deixou palavras de agradecimento aos voluntários de associações que estão a ajudá-los a enfrentar esta pandemia.
Lá fora, os números de Espanha, França ou Irão são negativos. Mas nenhum país está a ser tão afetado pelo novo coronavírus como Itália. Os registos diários batem recordes indesejáveis. Este sábado, a proteção civil italiana anunciou mais 793 mortes, o que aumentou para 4.825 o total de mortes desde que o surto teve início neste país.
Em termos globais, mais de 290 mil pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus e mais de 12.700 já morreram. 93.761 pessoas recuperaram.
Acompanhe aqui AO MINUTO todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no mundo:
12h59 - No briefing diário, Graça Freitas, a diretora-geral de Saúde, reforçou a ideia de que o distanciamento social é uma medida fundamental para ajudar o conter o novo coronavírus e frisou que as máscaras só dão uma "falsa sensação de segurança" às pessoas. "Não use máscaras", pediu a responsável da DGS.
Veja mais no MSN Portugal:
Já a ministra da Saúde Marta Temido sublinhou que "80% dos casos confirmados são ligeiros".
12h49 - O Kosovo anunciou hoje a primeira morte pela Covid-19, um idoso de 82 anos que vivia em Dubnica, nos arredores da capital, Pristina. O país contabiliza 28 casos de infeção.
12h45 - Um centro de rastreio para a despistagem da Covid-19 vai entrar hoje à tarde em funcionamento numa tenda montada junto ao Estádio Algarve, nos concelhos de Faro e de Loulé, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
12h43 - A estrutura que acompanha e monitoriza a aplicação das medidas de contenção previstas na declaração de estado de emergência para fazer face ao coronavírus reúne hoje pela primeira vez, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).
12h42 - A imposição da quarentena e o agravamento da pandemia da Covid-19 em França levou a uma corrida aos supermercados, incluindo os estabelecimentos que vendem quase exclusivamente produtos portugueses e muitos deles ficaram sem stock.
12h40 - Em pouco menos de dois meses foram vendidas mais de 300 milhões de máscaras em Macau. Desde o final de janeiro que o governo de Macau garantiu a venda racionada de dez máscaras a cada dez dias, que podem ser adquiridas em farmácias convencionadas.
12h03 - O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) anunciou um conjunto de medidas de apoio aos bancos da união económica monetária para fazer face ao "impacto negativo" que a pandemia Covid-19 poderá provocar no sistema bancário.
11h51 - Os profissionais de saúde que estão a prestar cuidados a doentes com Covid-19 devem registar diariamente a presença ou ausência de sintomas compatíveis com a doença, como febre ou tosse, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS).
11h42 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para os estabelecimentos de atendimento ao público sobre como devem limpar e desinfetar as superfícies para prevenir a disseminação da infeção pelo novo coronavírus.
11h40 - As autoridades portuguesas iniciaram uma operação de repatriamento de mais de 1.300 passageiros que chegaram hoje a Lisboa num navio de cruzeiro. Entre os passageiros que estão a bordo do MSC Fantasia, 27 são portugueses. O Ministério da Administração Interna referiu que os restantes passageiros são provenientes de 38 países.
11h07 - O número de mortes em Espanha voltou a subir. Nas últimas 24 horas foram registadas mais 394 mortes. No total, 1.720 pessoas já morreram. O mais recente balanço do Ministério da Saúde espanhol dá conta de um total de 28.572 contágios. Mais de 2.500 pessoas já recuperaram.
Face ao agravamento da pandemia em Espanha, o governo de Pedro Sánchez decidiu pedir autorização ao parlamento para prolongar por mais 15 dias o "estado de emergência" em vigor até ao próximo sábado.
10h42 - A Índia está a realizar o maior exercício de recolher obrigatório do mundo, que envolve mais de mil milhões de pessoas. O exercício vai durar 14 horas e é visto como a mais recente tentativa do governo de Narendra Modi de conter o coronavírus, mas também serve de teste para compreender se o recolher obrigatório poderia ser realmente imposto no país.
10h39 - Cerca de duas mil pessoas foram encaminhadas para quarentena em Macau desde o início do surto do novo coronavírus, disseram hoje as autoridades, que desde segunda-feira identificaram mais nove casos.
10h38 - O Ministério da Defesa russo vai enviar hoje para Itália uma equipa de cerca de 100 médicos militares especialistas em epidemia e virologia, assim como equipamento médico, para ajudar o país a conter a pandemia do novo coronavírus. Mais de 4.800 pessoas morreram em Itália devido à pandemia do coronavírus.
10h36 - O Ministério da Saúde iraniano anunciou este domingo mais 129 mortes por causa da Covid-19. Sobe assim para 1.685 o número total de mortes no Irão. Registaram-se mais de mil novos casos no espaço de 24 horas. No total, já foram diagnosticados 21.638 casos de infeção no país, revela a AFP.
10h31 - O número de casos de Covid-19 na Alemanha continua a crescer de forma exponencial. Segundo o Robert Koch Institute, o centro de controlo de doenças alemão, nas últimas 24 horas foram registados mais 1.948 casos de infeção, um aumento de 12% face aos dados revelados este sábado. No total, a Alemanha regista 18.610 pessoas infetadas.
Verificaram-se mais oito mortes, o que aumentou para 55 o número de pessoas que morreram desde o início do surto do novo coronavírus.
09h20 - Morreu a primeira pessoa na Roménia devido à Covid-19, informaram este domingo as autoridades do país. A vítima, que tinha 67 anos, tinha cancro e encontrava-se em estado terminal. Já foram diagnosticados 367 casos de infeção na Roménia.
09h14 - O Ministério da Saúde na República Checa anunciou este domingo que foram registados 158 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, tendo o total neste país subido para 1.047, de acordo com a Reuters. Não se verificaram vítimas mortais. Seis pessoas já recuperaram da Covid-19.
09h01 - Há mais um jogador de futebol infetado com o novo coronavírus. Trata-se de Marouane Fellaini, médio belga que representa atualmente o Shandong Luneng da Superliga chinesa. Fellaini já representou o Everton e o Manchester United.
08h58 - O território norte-americano do Guam registou a sua primeira morte provocada pela Covid-19, segundo a CNN. A vítima tinha 68 anos e um histórico de problemas de saúde. Há 14 casos de infeção confirmados pelas autoridades do Guam.
08h50 - Numa publicação no Facebook, a Direção-Geral de Saúde (DGS) reiterou conselhos para as pessoas se manterem protegidas face ao novo coronavírus.
07h13 - A situação dos professores portugueses que lecionam em Timor-Leste ao abrigo de um programa luso-timorense está a ser acompanhada, "caso a caso", e os docentes de dois municípios foram já transferidos para a capital, confirmou a coordenadora.
07h10 - O Ministério da Educação timorense deliberou encerrar todas as escolas do país a partir de segunda-feira e pelo menos durante uma semana, com a decisão a poder ser ampliada, disse à Lusa a ministra da tutela.
07h07 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, acusou o governador de São Paulo, João Dória, de "lunático" por ter decretado uma quarentena de quinze dias no estado mais populoso do Brasil para lidar com a crise gerada pelo surto de Covid-19.
06h43 - A Colômbia confirmou a primeira vítima mortal do novo coronavírus, um taxista de Cartagena de Índias que morreu a 16 de março, e elevou para 210 o número de casos de Covid-19.
06h35 - O Ministério da Saúde de Singapura anunciou um reforço das restrições fronteiriças proibindo, a partir das 00h00 de terça-feira (16h00 de segunda-feira em Lisboa) escalas ou entradas de curta duração de visitantes ao país.
06h30 - Os testes ao novo coronavírus do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e da sua mulher, Karen, foram negativos, anunciou a sua porta-voz Katie Miller.
06h27 - A Coreia do Sul exige a partir de hoje uma quarentena obrigatória a todos os viajantes da Europa, no dia em que registou 98 novas infeções com o novo coronavírus covid-19.
06h23 - Uma equipa de 52 médicos e enfermeiros cubanos partiu no sábado em direção à Lombardia em resposta a um pedido de ajuda daquela região do norte da Itália, a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus.
06h15 - Depois de três dias sem infeções locais da Covid-19, a China registou nas últimas 24 horas um novo caso de contágio interno, a que se somam 45 análises positivas a viajantes que chegam do exterior.
06h12 - O presidente interino da Juventude Popular (JP) enviou uma carta ao ministro da Defesa Nacional e ao chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) a pedir um maior envolvimento dos militares na resposta ao novo coronavírus.
06h10 - Um detido de uma prisão federal em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, testou positivo para o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, tornando-se no primeiro caso confirmado no sistema prisional federal norte-americano.
0 Comentários